quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pais mais velhos são mais propensos a ter filhos com transtorno bipolar

Homens com mais de 30 anos são mais propensos a terem filhos com transtorno bipolar, doença caracterizada pela alternância brusca de humor, segundo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia. E o risco aumenta com a idade do pai, com 37% maior risco quando o homem tem 55 anos de idade. Uma explicação possível seria que a degradação da qualidade do esperma por causa do envelhecimento dos homens aumentaria as chances de acontecer mutações genéticas que podem levar a problemas psicológicos como o transtorno bipolar. O estudo avaliou dados de 14 mil pessoas com a doença e, para cada uma, cinco pessoas saudáveis do mesmo sexo e idade. E indicou um risco de transtorno bipolar 11% maior em crianças cujo pai tinha mais de 30 anos. Porém, isso não significa que esses homens não possam ter filhos saudáveis, pois o risco geral, segundo os autores, ainda permanece pequeno.
(leia sobre transtorno bipolar em Boa Saúde)

Colete de "diálise móvel" é nova esperança contra problemas renais

Uma empresa de tecnologia de Cingapura, em parceria com a Universidade da Califórnia, desenvolveu um colete que carrega um aparelho portátil de diálise e que promete melhorar a qualidade de vida de pacientes com problemas renais. O Awak – Automated Wearable Artificial Kidney (Rim Artificial Automatizado Móvel) – usa um método de diálise peritoneal de filtração de sangue, reciclando e utilizando menos líquido (cerca de um litro, contra os oito convencionais) para fazer diálise. Outra vantagem do aparelho, segundo os criadores, é que ele vai oferecer uma diálise contínua, evitando as três visitas semanais aos centros médicos e permitindo a remoção permanente das toxinas para manter um estado metabólico e bioquímico constante. A empresa afirmou que os pedidos de licenciamento e de certificações, além dos últimos testes estão em andamento. A previsão é de início de comercialização em 2011, com um preço entre US$ 1,5 mil e US$ 2,5 mil.
leia mais sobre diálise em Boa Saúde
Cientistas descobrem gene que pode aumentar as chances de divórcio

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, anunciaram terem descoberto um gene que, possivelmente, seria “responsável” por dificuldades nos relacionamentos e até mesmo pelo fim de muitos casamentos. O estudo analisou o DNA de 550 gêmeos e seus parceiros, além de questionários respondidos pelos voluntários sobre relacionamento. E descobriu que os homens que apresentam duas cópias da variante 334 do gene AVPR1A normalmente se comportam de maneira diferente nos relacionamentos – aqueles com a variante eram menos propensos a se casar, e os que tinham duas cópias tinham duas vezes mais chances de ter uma crise no relacionamento no espaço de um ano. Além disso, mulheres casadas com esses homens se mostraram menos satisfeitas com seu relacionamento do que aquelas casadas com homens sem o 334. Mais estudos são necessários.
leia sobre casamento e saúde em Boa Saúde

Levar o filho ao médico não pode causar demissão

Uma empresa não pode demitir suas funcionárias que faltarem ao emprego para levar filhos doentes ao médico, mesmo que isso ocorra com muita freqüência.
Essa foi a decisão da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo) em um processo movido por Cariana Correia da Silva contra a empresa de alimentos Sacia S.A, em função de sua demissão por justa causa.
A funcionária alega que foi demitida em razão de suas faltas, mesmo apresentando os atestados médicos de seu filho. A empresa não aceitou os documentos porque avaliou que eles seriam inválidos por estarem em desacordo com a norma coletiva da categoria.
O relator do Recurso Ordinário, juiz Ricardo Artur Costa e Trigueiros, argumentou que em nenhum momento a cláusula normativa utilizada pela empresa dispõe sobre a não aceitação de atestados particulares.
Com isso, a Justiça determinou que a empresa pague à funcionária todos os direitos trabalhistas referentes à demissão sem justa causa.
(Redação Terra )
» Opine: A Justiça está certa ao permitir que mães faltem no trabalho para levar filhos ao médico?

ACOMPANHAMENTO PARA GESTANTES COM CÂNCER

Gestantes com suspeita de câncer de cólo do útero, cistos de ovário, câncer de mama ou tumores em outras partes do corpo ainda sem diagnóstico conclusivo podem ter a gravidez acompanhada no Hospital das Clínicas de São Paulo – para preservar a vida da mãe e do bebê.
O acompanhamento é feito por profissionais da Divisão de Clínica Obstétrica do Instituto Central do HC.

Mais informações e agendamento de consultas pelos tels.: (11) 3069-6380 e (11) 3069-6103 ou diretamente no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central – às terças-feiras, das 8h às 10h.
É preciso ter encaminhamento médico e exames já realizados com suspeita ou comprovação do diagnóstico.
(por equipe Pais&FIlhos - 04 de setembro, 2008)

Beber líquidos durante as refeições dá barriga?

Preocupada em manter a boa forma e as curvas, você deixou de beber sucos, refrigerantes e água enquanto come. Afinal, nada pior para aumentar a barriga. Mas será que ingerir líquido durante as refeições pode mesmo aumentar a medida de sua cintura?

» Beber muita água é bom para a saúde?
» Chat: tecle sobre o assunto

"A barriga é uma conseqüência das calorias ingeridas", conta a nutricionista do Promove São Camilo, Débora Rocha. Ela explica que o líquido consumido durante a refeição pode causar uma dilatação momentânea no estômago, daí a idéia de que o líquido pode aumentar a barriga. "É uma dilatação pela quantidade de alimentos que se está ingerindo."

A nutricionista Mariana Vela Reis comenta ainda que beber qualquer tipo de líquido durante uma refeição pode comprometer a acidez gástrica necessária para uma boa digestão e a absorção dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. "Com a digestão comprometida, pode ser que ocorra a fermentação de carboidratos. Esse processo aumenta a formação de gases, dando a sensação de distensão abdominal, ou seja, de 'barriga'."

Segundo Mariana, uma idéia é que se consuma água antes das refeições diárias. Assim, o líquido é rapidamente esvaziado do estômago, permitindo que a acidez gástrica se recupere. "Além disso, como a sensação de sede pode ser confundida com a de fome, uma vez satisfeita a necessidade de líquido, o apetite será proporcional à necessidade de consumo de alimentos, evitando compulsões", explica.

E são as compulsões alimentares, acompanhadas das calorias ingeridas em excesso, que podem se transformar nos grandes vilões da barriga. "A região abdominal, normalmente, é a que tem a maior facilidade em depositar as gorduras, decorrentes de calorias ingeridas em excesso", comenta Débora.

De acordo com a nutricionista, o ideal seria que não se bebesse líquidos durante a ingestão de alimentos. "Além de aumentar a dilatação do estômago, beber água dificulta a digestão", explica. Mas se é difícil se deliciar com aquele saboroso prato sem um copo ao lado, vai a dica: "prefira, então, um suco de fruta cítrica, porque a vitamina C auxilia a absorção do ferro, provenientes das leguminosas e verduras".

Serviço:
Débora Rocha - nutricionista
www.scamilo.edu.br
Terra

Saiba o que NÃO dizer ao parceiro na cama


A noite está linda, tudo o que você planejou está acontecendo, enfim, o cenário está perfeito. No entanto, de repente, você "estraga tudo". Essa reviravolta pode ocorrer quando coisas inapropriadas são ditas na cama. Para não transformar um momento de amor em pesadelo, veja o que não deve ser falado entre quatro paredes.


Com a ajuda da psicóloga e terapeuta de casais Eliete Medeiros, listamos algumas das frases que precisam ser mantidas a distância do momento do sexo.
Pensei que fosse maior
Essa, sem dúvida, é uma das frases mais temidas pelos homens e não há como reverter os efeitos que ela provoca. "Nunca, em hipótese alguma, comente sobre isso", alerta a psicóloga. "O homem que tem esse aspecto do corpo diminuído normalmente já sabe. Portanto, ninguém precisa relembrá-lo", explica Eliete. E de acordo com a profissional, tamanho não é importante, o que vale mesmo é o pré-sexual, ou seja, os beijos e carinhos eróticos.
Por favor, você pode se apressar com isso?
Uma rapidinha para fugir da rotina é uma coisa, querer encurtar o ato sob pressão é completamente diferente. "Não peça para o homem ter pressa, ele ficará desestimulado", afirma Eliete.De novo fingi um orgasmo e você acreditou"Jamais minta sobre o que sentiu. O melhor é direcionar o homem para que ele saiba lhe dar prazer", ensina a terapeuta de casais. E, caso ele finalize o "serviço" antes de você ter chegado lá, cobre por um pouco mais de atenção. "Se ele terminou, problema dele, tem que fazer algo a seu favor", explica Eliete.
Não sei o que vamos fazer para pagar tantas prestações
As preocupações com assuntos rotineiros devem ficar do lado de fora do quarto. Problemas e aflições só irão contribuir para um péssimo desempenho na cama. Para ajudá-la a deixar esses incômodos bem longe da transa, a psicóloga dá uma dica: "Prepare um banho relaxante e convide seu parceiro para entrar no clima junto".
Meu ex-namorado conseguia fazer essa posição
Ninguém gosta de ser comparado, muito menos se o assunto em questão for desempenho sexual. Por isso, segundo Eliete, se não há afinidade na cama, não procure mais esse parceiro. Afinal, você não é obrigada a ficar com alguém que não a satisfaz.
"Sabia que era ele o assassino"
A televisão é um dos grandes vilões na cama. Nada de deixá-la ligada enquanto a transa estiver rolando. E, em hipótese alguma, comente o que se passa em um filme ou qualquer outro programa que esteja sendo transmitido. "Algumas pessoas comentam o que estão vendo na tela ou, mesmo discretamente, desviam o olhar para a televisão", confirma a terapeuta. Portanto, desligue a TV e curta sua programação entre os lençóis.
Você poderia definir mais seu abdome
Muito cuidado com comentários desse tipo. Ele pode retribuir na mesma moeda, comentando sobre suas celulites, por exemplo. Se você quer perfeição vá em busca de um deus grego.
Serviço: Eliete Medeiros - psicóloga e terapeuta de casal
Site: www.a2encontros.com.br
Redação Terra